Exame de Colesterol

Senhora Modelo Agendar seu serviço
Senhora Modelo

Entenda mais sobre o Exame de Colesterol

• Há alguma necessidade de preparo para o exame de colesterol?

Resposta Correta!

Não, para realizar o exame de colesterol não é necessário jejum ou nenhum outro preparo específico, a não ser que seja solicitado diretamente pelo médico.

A resposta correta é Não!

• É necessário pedido médico?

Resposta Correta!

Não é necessário pedido médico para fazer seu exame de colesterol.

A resposta correta é Não!

Não é necessário pedido médico para fazer seu exame de colesterol.

• O exame de perfil lipídico deve ser realizado anualmente?

Resposta Correta!

Não, adultos saudáveis, sem outros fatores de risco de doença cardíaca, devem realizar a cada 5 anos. E pacientes com colesterol alto ou outras patologias associadas, devem seguir as orientações do médico.

Ilustração da Fernanda

Título como pergunta sobre Testes e Exames em até 2 linhas de texto

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque urna augue, maximus in mattis sit amet, viverra nec ante. Nam consectetur odio tellus, ut dictum enim auctor id. Suspendisse leo sem, imperdiet in sollicitudin eu, rutrum et risus. Nunc a facilisis quam.

Já pensou em realizar check-ups de saúde para conosco?

Realize Exames e Testes em seu Condomínio, Empresa, Escola, Clube, Igreja e muito mais...

Ilustração da Fernanda

Solicite seu orçamento

Vamos ao seu local com os funcionários e materiais necessários para e execução.

Faça seu orçamento gratuito

Exames ou Testes mais buscados

Conheça os benefícios de realizar Testes ou Exames na Drogaria São Paulo

Conheça todos os Serviços da Drogaria São Paulo

Exame de Colesterol: saiba tudo sobre e como agendar na Drogaria São Paulo

Aqui vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o serviço de realização de Exame de Colesterol, assim como iremos trazer informações relevantes sobre resultados, eficácia, além de esclarecimentos sobre todo processo de agendamento para as unidades da Drogaria São Paulo.

As doenças cardiovasculares são líderes de mortalidade no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, aproximadamente 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração, sendo que mais de 380 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades. Esses números correspondem a 30% de todas as mortes no país.

Mas o que é colesterol? Produzido no organismo, o colesterol é uma gordura com a função de manter as células em funcionamento para produção de hormônios e da bile, metabolização de vitaminas, dentre outras funções. Por isso, medir e monitorar os níveis de colesterol no sangue é fundamental.

E quais são os exames necessários? O Perfil Lipídico é um grupo de exames realizados, muitas vezes, em conjunto para avaliar o risco de doença cardíaca coronariana. São indicadores com um bom grau de acuracidade acerca do risco de infarto do miocárdio ou de acidente vascular cerebral causados por bloqueio de vasos sanguíneos ou endurecimento das artérias (aterosclerose).

O Perfil Lipídico, no geral, inclui:

• Colesterol total;
      • Colesterol HDL (Colesterol “bom”);
      • Colesterol LDL (Colesterol “ruim”);
      • Triglicerídeos.

Já um Perfil Estendido pode incluir também:

• Colesterol VLDL;
      • Colesterol não-HDL.

Faça seu exame de colesterol de maneira rápida, segura e com qualidade na Drogaria São Paulo.

Recomenda-se que adultos saudáveis, sem outros fatores de risco de doença cardíaca, façam um perfil lipídico a cada cinco anos. Se a pessoa possuir outros fatores de risco ou um resultado de colesterol alto no passado, deve ser testada com maior frequência usando o perfil lipídico completo.

Já no caso de crianças, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o exame de colesterol na faixa etária pediátrica deve ser realizado:

• Em crianças de 2 a 8 anos obesas, com diagnóstico de diabetes ou que tenham pais com histórico de doença cardíaca ou colesterol alto;
      • Toda criança entre 9 e 12 anos de idade (antes da puberdade).

Principais fatores de risco (fonte: Ministério da Saúde):

• Histórico familiar: A presença de níveis elevados de gorduras no sangue pode ter origem genética e ser herdada dos pais para os filhos. É a chamada hipercolesterolemia familiar, condição que raramente pode ser tratada apenas com mudanças no estilo de vida. Vários genes já foram associados a esta condição.
      • Sedentarismo: A atividade física ajuda a “queimar” o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL).
      • Dieta inadequada: Excesso de gorduras e carboidratos, somado à quantidade insuficiente de fibras e alimentos antioxidantes, pode causar aumento do colesterol ruim. Uma vez diagnosticado, o tratamento do colesterol elevado deve ser imediatamente iniciado, com adoção de mudanças no estilo de vida e, se necessário, uso de medicamentos.

O perfil lipídico (exame de colesterol) também pode ser pedido para avaliar o efeito de alterações de estilo de vida, como dieta e exercícios, com o objetivo de reduzir os níveis de lipídios ou para determinar a eficácia de medicamentos, como as estatinas.

Para fazer exame de colesterol de maneira segura, rápida e com a mesma qualidade de um laboratório, porém, sem burocracia, basta agendar em uma unidade da Drogaria São Paulo mais perto de você.

Fazer o exame de colesterol em uma das unidades da Drogaria São Paulo espalhadas por todo o Brasil é bem fácil. Orienta-se fazer o seu agendamento online e ir até a unidade agendada ou se preferir entre em contato com a loja de preferência e consulte disponibilidade.

E o exame de colesterol é bem simples: utiliza-se apenas uma amostra do sangue da ponta de dedo. Não é necessário ter pedido médico para o exame e nem estar em jejum.

O resultado do exame de colesterol é disponibilizado diretamente no e-mail do cliente ou presencialmente em uma unidade na Drogaria São Paulo que realizou o exame. Tudo isso para proporcionar ainda mais rapidez e conforto para os nossos clientes.

A Drogaria São Paulo oferece condições especiais para os seus clientes. O exame de colesterol custa a partir de R$ 54,80.

O resultado do exame de colesterol (exame de perfil lipídico) fica disponível em menos de 15 minutos.

É possível que os resultados do exame de colesterol não sejam conclusivos. Há alguns fatores que podem interferir no resultado do exame de colesterol, tornando o resultado impreciso. Alguns exemplos:

• Cosméticos como cremes ou loções geralmente contêm glicerol. O uso desses produtos pode causar resultados imprecisos.
      • Limite de Detecção: entre 100 mg/dL e 450 mg/dL para colesterol total; entre 45 mg/dL e 650 mg/dL para triglicerídeos; e entre 25 mg/dL e 95 mg/dL para HDL.

Sim, pode tomar medicamentos antes do exame de colesterol. Porém, é importante informar essa situação para o profissional que irá realizar seu exame.

As seguintes substâncias com até a concentração indicada a seguir não interferem com o resultado do exame:

• Ácido Ascórbico: 10 mg/dL
      • Bilirrubina: 20 mg/dL
      • Creatinina: 30 mg/dL
      • Hemoglobina: 300 mg/dL

Sim. Não há contraindicação acerca da realização de exercícios físicos antes do exame de colesterol.

Não. A SBPC/ML e as Sociedades Brasileiras de Cardiologia (SBC) e de Análises Clínicas (SBAC) estabeleceram novas regras sobre o tempo de jejum para realização de perfil lipídico (colesterol, HDL-c, LDL-c e triglicérides). As 12 horas de jejum já não é mais obrigatórias e é possível realizar a coleta do perfil lipídico independentemente do tempo que a pessoa se alimentou pela última vez.

O médico que solicitar o exame poderá estabelecer o tempo de jejum do seu paciente.

Para realizar o exame de colesterol não é necessário jejum e nem outros cuidados específicos em relação à alimentação antes do teste, a não ser que seja solicitado pelo médico.

Sim, gripes, resfriados e outras condições leves não interferem no resultado do exame de colesterol.

Não é necessário pedido médico para fazer seu exame de colesterol na Drogaria São Paulo.

Os valores de referência podem alterar de acordo com o equipamento ou metodologia utilizada. Portanto, é recomendado que procure um médico especialista para melhores orientações.

Sim. O Perfil Lipídico (lipidograma), também conhecido popularmente como exame de colesterol, é um grupo de exames pedidos frequentemente em conjunto para avaliar o risco de doença cardíaca coronariana. Ou seja, são bons indicadores do risco de infarto do miocárdio ou de acidente vascular cerebral causados por bloqueio de vasos sanguíneos ou endurecimento das artérias (aterosclerose).

O exame de perfil lipídico (exame de colesterol) disponibilizado para os clientes da Drogaria São Paulo inclui:

• Colesterol total
      • Colesterol HDL: Colesterol “bom”
      • Colesterol LDL: Colesterol “ruim”
      • Triglicerídeos

Mantenha a sua saúde em dia com os Serviços da Drogaria São Paulo

Agende agora seu teste

A prevenção para sua saúde em poucos cliques. Escolha o melhor dia, horário e local!